Ok. Após quatro meses de aventura e aprendizagem aqui estou. Dezembro chegou e com ele as chuvas. A temperatura ficou mais amena para minha alegria, mas e triste ver e saber que muitas ruas e casas estão alagadas. O acesso em muitas vilas Moçambicanas e bem difícil sem chuva, com a chegada das águas, torna-se impossível e muitos armazenam alimentos por dois ou três meses.
Pensando nisso e na mudança de estações paro para pensar no que estamos guardando para o ano que vem. O que estamos estocando, quais serão as necessidades, qual pão alimentara o nosso espirito? O natal chegou, as pessoas animam-se, eu sinto saudades de casa, da família, das pessoas que mais amo.
As mangueiras estão por toda a parte e as mangas são vendidas em cada esquina. Uma mais saborosa que a outra. Minha fruta preferida, só estou tomando cuidado para não enjoar e como ja ganhei vários quilos extras estou tentando manerar. Lichias, papayas, abacaxis e bananas também fazem parte do delicioso pomar chamado Moçambique.
Mas, voltando as mudanças climáticas, percebi que nesta época ha chuvas no pais inteiro. As chuvas trazem a esperança da colheita farta, campos verdes, arvores carregadas, comida na mesa, água. Água a fonte de vida, a necessidade humana. Poços secam um pouco antes da chegada das chuvas e quando elas chegam significam bênçãos, ainda que no meio do caminho tempestades assolem a muitos. Assim como Moçambique, também foi a vida dos trabalhadores da MCC nos meses passados. A seca se apresentou a nos em forma de enfermidades, roubos, problemas psicológicos e muitos outros. Pequenos acidentes de carros, alguns acidentes caseiros, tornozelos fraturados e o roubo de uma moto fecham a estação de seca da qual passamos. Com a chegada das chuvas chegam também a nossa esperança e fé de dias melhores, um novo ano, novos pastos verdinhos, muitos frutos para serem colhidos e dias para serem aproveitados segundo a benevolência do Altíssimo. As tempestades lavam as ruas, e também todas as nossas ansiedades e feridas que ficaram pelo caminho. Quando chove minha mãe dorme melhor e eu também. Que chuvas de bênçãos sejam derramadas neste país e no mundo. Que Deus regue a terra para que possamos colher os frutos amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário