"Ora disse o Senhor...: Sê tu uma benção!"

O Senhor te fala e lhe dá promessas. Confia nEle e as promessas se cumprirão em tua vida. Muitas vezes pode parecer absurdo e insano largar tudo para trás. Na nossa terra há amigos, família, conforto e apoio. Porém não é este o mundo em que vivemos. O mundo em que vivemos precisa de bençãos e essas bençãos somos nós. Nós somos os que Deus usa para levar conforto e paz e compartilhar a salvação através de Jesus Cristo. Como conhecerão a Verdade se conosco não aprenderem? Verdade esta que nos impulciona a fazer o bem sem olhar a quem.

Servir este ano em Moçambique será um grande desafio mas eu tenho a promessa de que Cristo estará sempre comigo até o fim e melhor companhia não pode existir.

O que espero deste ano? Ver o poder de Deus se manifestar; respeitar o povo ao meu redor; agradecer, ser paciente, ouvir; construir pontes, relacionamentos; rir muito; encontrar maneiras de adorar meu Deus de dia e de noite; dar graças; não temer o novo e ousar sempre.

Deus me abençoará e serei uma benção!







terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Primeira semana de volta a Machanga


Primeira semana em Machanga. As meninas aos poucos estão chegando e o lar logo estará cheio. Cheio de vida, risadas, barulho, enfim, cheio de jovens mulheres.
Já vejo alguns rostos novos, nem todas estavam aqui o ano passado. Fico feliz por mais meninas fazerem parte do lar e triste em saber que algumas não voltarão. Duas se casaram, a mais nova, 14 anos. Morre ali a oportunidade de serem educadas, de terem acesso a informação e conhecimento. Uma pena.

Bom, o clima é muito quente e úmido e na primeira noite não agüentei dormir no quarto. No meio da noite coloquei minha esteira lá fora e foi lá que consegui algumas poucas horas de sono até que a chuva veio e me obrigou a entrar. Ao terceiro dia as chuvas começaram a acontecer durante a noite o que aliviou um pouco o calor. As chuvas são pesadas e os quartos ficam cheios de água. Mas ainda assim prefiro que elas venham para refrescar o forno que é debaixo das tenhas de metal.
Com as chuvas os campos e as arvores estão carregadas. Os abacaxis são muito doces, as mangas abundantes, os coqueiros repletos, minha amoreira está até curva de tantas amoras. Faço a festa. Já estou até enjoada de mangas. Um jovem que estou ajudando com patrocínio para voltar a escola veio até o centro pegar uma ajuda em dinheiro para a família, subiu nos coqueiros e tirou cerca de trinta cocos. Foi tão rápido que me surpreendi com o talento do jovem em escalar. Mês que vem vai me trazer um bode de presente.
Acordamos bem cedo e outro dia levantei com as tias e um vizinho tentando com a ajuda dos cães matarem um macaco que tentou entrar na capoeira para pegar sei lá, uma galinha, um pato, ovos. Coitado, não matou a fome, porém fez o café da manhã dos cachorros.
Levanto tão cedo que a manhã parece não ter fim. Varro o quarto cerca de 7 vezes ao dia, tomo aproximadamente 4 banhos diários e ainda assim parece que o calor e o pó e a lama não tem fim.
Para incentivar o inicio do ano letivo, trouxe canetas, lápis e apontadores para as meninas. Uma pequena ajuda que traz sorrisos e entusiasmo.
Assim que cheguei pintei meu quarto. As paredes estavam muito feias e a tinta trouxe nova vida ao ambiente. Também foi uma forma de servir como exemplo e mostrar que nós, meninas, podemos fazer tais ajustes sem depender de profissionais que não podemos pagar. O quarto ficou bonito, colorido de verde e azul. Já disse a elas que se quiserem um quarto bonito também, posso providenciar a tinta se elas se propuserem a trabalhar como pintoras. Já consegui a empolgação de um quarto. Ainda tenho uma lata de tinta rosa. Caso os outros quartos se interessem tenho que lutar para comprar mais umas latas. Mas com certeza valerá a pena.
Este ano quero aproximá-las mais de Deus e teremos devocionais todos os dias. Deus tem me mostrado que não só as meninas precisam dessa aproximação, o guarda e as tias que aqui trabalham também. O guarda está sempre pronto a ouvir e aprender mais sobre a Palavra. Glória a Deus por isto. Orem para que Deus me capacite em fazer a Sua Obra e que o Espírito me guie ao compartilhar a minha fé.
Leio muitos livros e eles me ajudam muito a passar o tempo, a entender melhor a história moçambicana e edificar minha fé. Leio de tudo um pouco. Quanto a língua, parece que não irei muito além do que já aprendi, mas tudo bem, vale a pena continuar tentando, principalmente quando os vizinhos se empenham tanto em me ensinar.
Falando nisso, apesar de português ser a língua oficial, não é novidade que muitos sabem bem pouco. Entretanto, todos sabem muito bem umas certas frases que me deixam maluca. Tais como, "Como você voltou gorda!", "Priscila, você engordou demais!", e assim vai... Já comecei minha dieta mesmo com algumas pessoas objetivando.
Também voltei a ser "muzungo" (branco). Na África do Sul com tantos brancos europeus eu era considerada colorida. Lá existem "black", "white" e "colored", ou seja, negros, brancos e os "colored" misturados ou coloridos ou "de cor". Cores... bahhhhh =/ . Como se a cor da pele importasse de alguma forma.
Sinto muitas saudades da minha família e alguns dias são mais que outros, mas estou quase no meio. Cinco meses já se passaram e sete mais por vir. Que o Eterno me dê sabedoria para transformar este novo ano em um ano repleto de Deus aqui no Lar para meninas, "American Board".
14/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário